15 de junho de 2011

Sangano

A 99km de Luanda e 27km após a Portagem do Kwanza está a entrada para a praia de Sangano. Ao chegar lá embaixo, à esquerda está a aldeia de pescadores, à direita o Complexo Golfinho, com restaurante e bungalows. Um pouco mais à frente, o Complexo Pirata.
A praia tem algumas zonas de sombra por causa das árvores ao longo do areal. E aí é possível também acampar. Sempre se encontram algumas barracas por ali. Há dezenas de caranguejos, Maria-farinhas à beira-mar.

É bom reservar mesa num dos restaurantes da praia. E encomendar logo o almoço. Nós nos distraímos na praia e quase ficamos sem peixe.
Se quiser um ambiente mais simples, vá ao Careca. Fica no centro da aldeia de pescadores.
Um areal extenso convida para o passeio a pé. Miúdos passam com lagostas acabadas de pescar à procura de comprador. Vi um outro crustáceo que chamam de ‘brocha’ e que eu nunca tinha visto antes.
O restaurante é simples e rústico, mas com mesas e bancos corridos em madeira. Redes de pescadores e cascos de tartaruga ficam pendurados. Fiquei impressionada com a quantidade deles. Sentamos sem pressa, com o mar em frente. Peixe fresco e lagosta, pescados na hora mesmo e grelhados logo em seguida. Servidos com legumes cozidos também na hora.
O pôr do sol maravilhoso fecha o dia de praia. Um ou outro barco colorido aproveita ainda para estender uma rede. Para os que ficam, a noite continua mais tranquila. O luar cheio que ilumina toda a praia...