14 de setembro de 2010

Et maintenant je suis une élève

Les nouveaux étudiante de français à l'Alliance Française Luanda!
O primeiro dia foi no mínimo engraçado.
Cheguei e entrei na sala de aula e me sentei em uma das mesas. Daquelas cadeiras com a mesinha igual do primário. Quase que minha perna não entra lá dentro.
Logo depois chega a professora, numa roupa africana bem estampada e turbante dourado na cabeça.
E não que o horário pudesse ter qualquer tipo de influência nesse traje, mas eram 14h.
Então ela pede que a turma faça um círculo e que todos dêem as mãos. Por um momento achei que ela fosse rezar antes de começar a aula.
Mas no fim era apenas para que as pessoas se apresentassem.
Entretanto ela não se apresentou. Disse apenas o nome: Je suis Madame Helena. E ai se não chamar de Madame. Percebi que a questão do respeito dos alunos está diretamente relacionada com a postura do professor também.
Terminada uma hora dessa dinâmica voltei para o meu lugar.
O ar condicionado estava gelado e comecei a sentir o lábio ressecado. Tirei então um brilho da bolsa e passei. Praaaa quê! A Madame vira pra mim e diz: "Guarde para depois da aula".
kkkkkkk. Só faltou ela tirar a palmatória também.
Passado algum tempo meu celular toca. Estava no silencioso, tudo sob controle. Mas claro que fui olhar o telefone e lá vem a Madame de novo: "Por acaso já está fadigada da aula?! Por isso não consegue se concentrar?"
Fala sérioooooo!
Isso porque a turma é lentíssima. Em duas horas de aula só vimos como Se Presenter e L'Alphabet.
Français eu não sei se vai render não, mas paciência eu vou ter que desenvolver e muita!

...
Dias depois....



·         Até que a aula tem me surpreendido. Estou gostando muito. O material é excelente e estou mesmo aprendendo. Já estou lendo Le Petit Prince en Français!
Mas tão valioso quanto o aprendizado está sendo a experiência de ter aulas num país estrangeiro. E de cultura diferente.
Na última aula levei mais uma bronca da madame, que disse que eu preciso estudar geografia. Estávamos fazendo um exercício e tínhamos que ligar os países a seus continentes. Mas eu disse que Áustria era na Europa e segundo ela fica na Oceania. E o pior, ninguém da sala se manifestou! Só um peruano percebeu e teve uma crise de riso. Que acabou me contagiando também. Surreal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário