6 de setembro de 2010

Eu Professora

Nas últimas semanas eu estive dando aulas para uma turma de 20 angolanos. Na faixa dos seus 20 a 30 anos.
Todos com bom nível de educação, alguns universitários. Mas ainda assim é nítida a diferença da qualidade de ensino.
Chegavam e iam direto para o café da manhã. Bolacha água e sal com manteiga. Que comiam como eu comeria pão de queijo agora, meses longe da minha terrinha.
No almoço saíam os PF’s. Que também eram devorados da mesma forma.
O respeito deles pela figura do professor é algo que me impressionou. Enquanto no Brasil os alunos têm muitas vezes atitudes extremas de desrespeito, aqui é o Deus no céu e o professor na terra.
No início quando eu perguntei sobre a experiência deles, o que pretendiam aprender e as expectativas deles sobre o curso, alguns responderam que queriam um dia poder ensinar.
No último dia tive que tirar foto com um por um. Todos pedindo pra ter uma foto com a professora.
Depois pediram pra me filmar. Queriam que eu falasse em inglês pra eles verem.
Sim eu estou vivendo em um outro mundo. E a experiência de poder passar alguma coisa foi excelente.
Não sou exatamente a mais caridosa das almas. Muitas vezes aqui por medo ou por comodismo é mais fácil se trancar num pequeno mundinho. Mas faz bem conseguir sair um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário