23 de agosto de 2010

Extorção explícita

Fui para uma festa no fds. Uma casa dentro de um condomínio onde moram muitos brasileiros trabalhando aqui em Luanda.A festa foi excelente. Nos divertimos muito.
Saímos de lá e eu estava voltando para o hotel. Mas no caminho fomos parados por um policial de trânsito.
Segundo ele nós havíamos cometido uma infração. Paramos com a roda dianteira sobre a faixa que antecede a faixa de pedestres. Mas com o desenrolar da coisa vc percebe que a infração é o que menos vem ao caso nessa situação. Já ouvi casos em que o policial queria autuar uma pessoa porque ela estava de óculos. E na carteira de motorista não dizia que ela deveria usar óculos!
Enfim, primeiro ele disse que ia fazer a multa, que custaria U$180,00. Por mim se ele fizesse a maldita multa e eu pudesse ir embora estava ‘bom’. Mas aí ele começou a dizer que ia reter os documentos até que no dia seguinte pagássemos os valores. E aí então poderíamos buscar a documentação sabe-se Deus aonde, na puta que pariu. E do jeito que as coisas aqui são muito organizadas era bem provável que nunca mais víssemos a cor.
Eles ameaçam levar todo mundo. Ameaçam mil e uma coisas até chegar onde eles realmente querem. Extorquir o valor máximo que puderem. A famosa ‘gasosa’ como eles dizem aqui. E aí depois de uma boa gasosa vc é liberado, com seus documentos e pode ir pra casa.
O que eu senti foi primeiro o medo, o susto. Depois uma raiva gigante. É pior do que um assalto. Pq no assalto o cara te coloca uma arma e pronto, vc entrega. E aí ainda pode pensar que é um problema social, e na pobreza desse lugar. No final até releva. Agora com um fdp policial desse vc ainda tem que dizer ‘o senhor tem toda razão’, e no final agradecer por ter sido roubado. Que ódiooooo!

Um comentário:

  1. Ouvi mais um caso engraçado.
    O policial parou o cidadão e disse: "Eu queria te ligar, mas não tinha saldo!"
    A pessoa já começou a rir porque nunca tinha visto o tal policial antes. E deu logo KZ2000,00 para o coitadinho poder usar o telefone. Melhor encarar com bom humor... fazer o quê?!

    ResponderExcluir